sábado, 24 de maio de 2008

2 Euros CC Vaticano

Recentemente realizei uma troca com um membro do Fórum Numismática, onde troquei algumas carteiras de Portugal 2008, por 3 moedas de 2 euros comemorativos do Vaticano dos anos de 2004, 2005 e 2007.
Desta forma fiquei com as moedas todas do Vaticano e ficando-me apenas a faltar duas moedas de S. Marino para que a colecção de 2 euros fique completa até à data.
Moedas adquiridas:
.
2 Euros 2004 - 75.º aniversário da fundação do Estado da Cidade do Vaticano

A parte interior contém uma representação esquemática das muralhas que delimitam a Cidade do Vaticano com a Basílica de São Pedro em primeiro plano. Exibe também as inscrições “75.º ANNO DELLO STATO” e “1929-2004”, bem como, em letras pequenas, o nome do desenhador “VEROI” e as iniciais do gravador “L.D.S. INC”. No anel externo figuram as 12 estrelas da União Europeia e a inscrição “CITTA' DEL VATICANO”.

2 euros 2005 - 20.ª Jornada Mundial da Juventude realizada em Colónia em Agosto de 2005
No centro da moeda está representada a Catedral de Colónia, com um cometa atravessando a parte superior do desenho. A expressão “XX GIORNATA MONDIALE DELLA GIOVENTU” está inscrita à volta do bordo superior da imagem central, interrompida pela cauda do cometa e pelos pináculos de duas das torres da catedral, ocupando um deles parte da coroa externa. Doze estrelas estão dispostas num semicírculo na parte superior da coroa circular externa, interrompidas pelo ano de cunhagem (2005) e pelo símbolo da casa da moeda “R”. Por baixo da imagem central, a expressão “CITTÁ DEL VATICANO” forma um semicírculo na coroa externa. .
2 euros 2007 - 80.º aniversário de Sua Santidade o Papa Bento XVI

O núcleo da moeda exibe uma efígie de Sua Santidade o Papa Bento XVI, de perfil virado para a esquerda. Ao longo da borda do núcleo da moeda figura a inscrição "BENEDICTI XVI P.M. AETATIS ANNO LXXX CITTA' DEL VATICANO". À esquerda da efígie, encontram-se gravadas a insígnia da casa da moeda (R), o ano de emissão (2007) e as iniciais do gravador (M.C.C. INC), enquanto que, à direita de efígie, encontra-se inscrito o nome do artista (LONGO). A coroa circular externa da moeda exibe as 12 estrelas da União Europeia.

NOTA: Imagem e informação retirada do site do Banco Central Europeu.

Sem comentários: