quarta-feira, 16 de julho de 2008

Grécia e Irlanda 2002

Para a minha colecção decidi que apenas coleccionaria um set de cada país, não importando qual o ano. Depois de algum tempo decidi que iria manter esta opção, alterando apenas o ano de cada um. Assim sendo, a partir deste momento decidi adquirir apenas os sets respeitantes ao ano de entrada do país na União Económica Monetária.
Recentemente adquiri os primeiros sets do ano de 2002. Trata-se do set da Grécia e do set da Irlanda.

- Set Grécia 2002:

Características:

A moeda de 2 euros apresenta uma cena inspirada num mosaico de Esparta do século III d.C., que mostra Europa – figura mitológica grega que deu origem ao nome do nosso continente – a ser raptada por Zeus, que, para tal, assumiu a forma de um touro. Inclui também uma inscrição a toda a volta do bordo: “ΕΛΛΗΝΙΚΗ ΔΗΜΟΚΡΑΤΙΑ *” (República Helénica).
A moeda de 1 euro exibe uma coruja, reproduzida a partir de uma antiga moeda ateniense de 4 dracmas (século V a.C).
Na moeda de 50 cêntimos, a gravura exibida representa Eleftherios Venizelos (1864-1936), um dos políticos mais notáveis da Grécia. Pioneiro da reforma social e diplomata de renome desempenhou um papel decisivo na modernização do Estado grego e na libertação do norte da Grécia e das ilhas do Mar Egeu.
A moeda de 20 cêntimos presta homenagem a Ioannis Capodistrias (1776-1831), um importante diplomata e político a nível nacional e europeu e o primeiro Governador da Grécia (1830-1831), após a Guerra da Independência Grega (1821-1827).
Na moeda de 10 cêntimos a figura exibida nesta moeda é Rigas Fereos (Velestinlis) (1757-1798), precursor e figura de proa do Iluminismo e da Confederação Grega, assim como um visionário da libertação dos Balcãs do jugo otomano.
A moeda de 5 cêntimos exibe um petroleiro moderno, que simboliza o espírito inovador da marinha mercante grega.
A moeda de 2 cêntimos exibe uma corveta, um tipo de navio usado durante a Guerra da Independência Grega (1821-1827).
A moeda de 1 cêntimo exibe um modelo avançado de uma trirreme ateniense – a maior galera de guerra, que navegou durante mais de 200 anos – da era da democracia ateniense (século V a.C.).
.
Set Irlanda 2002:

Características:

O Governo da Irlanda decidiu que as moedas de euro irlandesas teriam todas a mesma face nacional. No desenho escolhido, figuram a harpa celta, símbolo tradicional da Irlanda, o ano de emissão e a palavra “Eire” (Irlanda, em irlandês). A harpa foi desenhada por Jarlath Hayes.

A moeda de 2 euros inclui uma inscrição a toda a volta do bordo: “2*”, repetida seis vezes e orientada alternadamente de baixo para cima e de cima para baixo.

NOTA: Informação retirada do site do Banco Central Europeu.

1 comentário:

Anónimo disse...

sabe-se onde posso encontrar as moedas irlandesas? Gostaria de fazer o prato tradicional para o dia das bruxas para meu noivo que é irlandês. Grata,