domingo, 20 de janeiro de 2008

2 € Vaticano

É a minha primeira postegem referente a este micro estado europeu que é o Vaticano.
A moeda adquirida, ao Daniel Alves do Fórum Numismática, é a de 2 € comemorativa do ano de 2006, que comemora os 500 anos da criação da Guarda Suiça, tendo sido cunhadas 120 mil moedas.

De referir que o Vaticano é o menor Estado independente do mundo, encravado na zona norte de Roma. Deve a sua existência ao fato de ser a residência oficial do Papa e de ser a sede da Igreja Católica e também da Igreja Católica de Rito Latino, a maior e a mais conhecida e numerosa das 23 Igrejas sui juris que constituem a Igreja Católica.
Este estado é vigiado pela Guarda Suíça Pontifícia que é o nome dado à atual guarda da Cidade do Vaticano.
Inicialmente a Guarda Suíça era um conjunto de soldados suíços mercenários, que combatiam por diversas potências europeias entre os séculos XV e XIX em troca de pagamento. Hoje só servem o Vaticano.
É o único grupo de mercenários aceito pela lei suíça. Do corpo da Guarda Suíça só podem fazer parte homens de robusta e rude constituição física, católicos, com nível superior, ter idade entre 18 e 30 anos e com reputação criminal e social absolutamente imaculadas. Devem também ter feito já treino militar do exército Suíço. Dois anos, eventualmente renováveis, até um máximo de 20, são o tempo de compromisso mínimo de um guarda Suíço.
O curioso uniforme da Guarda é um espetáculo à parte. Com sua malha de cetim nas cores azul-roial, amarelo-ouro e vermelho-sangue, causa estranheza que um soldado esteja trajado com roupas tão coloridas.
Imagem e informação retiradas de: Wikipédia

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu não sou um apaixonado por moedas, mas gosto de ver nas moedas de euro as imagens adoptadas de cada país.as que eu mais gosto guardo-as. as moedas do Vaticano CORRENTES ainda são com a face do papa Joao Paulo II ou já são do Bento XVI?

Armando Alves disse...

Boas,

Obrigado por ver e comentar no meu blog.
As moedas do vaticano, desde a morte do Papa Jão Paulo II, adoptaram a face do Papa Bento XVI.
Dessas ainda não tenho nenhuma na minha colecção. Mas um dia heide ter.
Obrigado.